ENSINANDO COM EXCELÊNCIA NA ESCOLA DOMINICAL
- 11 de mai. de 2024
- 5 min de leitura

RECURSOS PEDAGÓGICOS ESSENCIAIS PARA PROFESSORES
Anderson Barreto de Souza – CPAD 2023
Resumo e Comentário: Prof.ª Manuela Barros
O Pastor Anderson Barreto abrange neste livro todos os aspectos importantes da vocação e do trabalho do professor da Escola Dominical. Dentre os nove capítulos extrai para compartilhar com você 3 assuntos que me serviram para aperfeiçoamento como professora.
Þ PRIMEIRO ASSUNTO: As Qualidades do Professor
O autor lista qualidades que são muito importantes, até essenciais, mas que a meu ver não são naturais, mas sim, qualidades a serem aprendidas e exercitadas por cada um de nós. Veja se você concorda observando os seguintes trechos:
Amor:
Amar é muito mais que dizer que ama; amar é sentir compaixão pelas pessoas e fazer alguma coisa para ajudá-las. Foi isso que o Mestre mais fez enquanto esteve aqui neste mundo (Mt 9.35,36).
Espiritualidade:
... somente um professor cheio do Espírito Santo terá possibilidade de edificar a vida espiritual dos seus alunos sobre a Rocha que é Cristo. Uma aula espiritual, ministrada por um professor espiritual, cheio do Espírito Santo, faz toda a diferença na vida dos seus alunos.
Humildade:
Todo professor humilde reconhece que depende da ajuda do Espírito Santo para obter êxito em sua tarefa docente, pois a sua confiança não está nas suas habilidades ou nas suas estratégias, muito menos nos recursos materiais e tecnológicos que possui, mas em Deus que o capacita, o inspira e o usa.
Paciência:
Um bom professor reconhece a importância dos seus alunos e faz de tudo para mantê-los firmes na presença do Senhor. É preciso ter paciência com eles e estimulá-los a continuar nos caminhos do Senhor.
Capacidade de Ouvir:
Na relação professor-aluno, não há como ser um bom comunicador sem antes ser um bom ouvinte. Antes de conquistar o direito de ser ouvido, o professor deve respeitar a fala dos seus alunos, ouvindo-os com atenção e interesse, demonstrando que suas ideias, sugestões, opiniões, respostas, etc., têm muito valor e contribuem para a aula.
Zelo:
Um professor zeloso ensina com dedicação, carinho, cuidado, capricho, perfeição e excelência.
Sabedoria:
Quanto mais o professor estuda a Palavra de Deus, mais sábio vai se tornando, pois ela é a fonte de toda sabedoria divina à disposição daqueles que desejam adquiri-la.
Dedicação:
Antes de se levantar para ensinar, o professor precisa se sentar para aprender com Jesus, pois só quem aprende com o Mestre tem condições de formar um discípulo. Sentar-se aos pés de Jesus significa adquirir conhecimentos bíblicos por meio do estudo e da oração.
Criatividade:
Ser criativo significa usar variados meios para despertar nos alunos o gosto pelo estudo e o prazer pelo aprendizado. Bom seria se todo professor entendesse que um ensino de excelência tem a marca da criatividade. Um professor criativo está sempre implementando novas formas de ensinar e levando seus alunos a descobrir novas maneiras de aprender.
Entusiasmo:
Ensinar com entusiasmo significa compartilhar a Palavra de Deus de maneira cativante e envolvente, mantendo os alunos interessados pelo assunto bíblico do início ao fim sem nenhuma distração. A boca fala do que está cheio o coração. E, quanto mais cheio da Palavra estiver o coração do professor, seus alunos perceberão e ouvirão não o som dos seus lábios, mas do seu coração.
Þ SEGUNDO ASSUNTO: O Professor e sua Tríplice Missão Educativa
Primeira Missão: Ensinar a Bíblica
É por meio do ensino das Escrituras que os alunos passam a conhecer Deus na essência, ou seja, conhecer a sua natureza, os seus atributos, a sua vontade, o seu poder, a sua soberania, a sua justiça, a sua santidade.
Segunda Missão: Refutar as Heresias
A palavra “heresia” significa desvio da verdade, melhor dizendo, um ensinamento deturpado e contrário à Palavra de Deus. Geralmente as heresias possuem algumas verdades misturadas com muitas mentiras, cujo objetivo é confundir e roubar a fé (2 Pe 3.16). Satanás é o maior promotor de heresias e enganos no mundo. Quando os alunos conhecem a verdade, conseguem identificar e rejeitar as mentiras do reino das trevas que negam a divindade de Cristo; que negam a veracidade da Bíblia; que negam a existência do Espírito Santo; que negam a existência do Inferno; que defendem a idolatria, a feitiçaria, o sincretismo, o ecumenismo, etc.
Terceira Missão: Formar o Caráter Cristão no Aluno
Todo professor precisa ter em mente que sua missão primordial é fazer de cada aluno um fiel discípulo de Cristo. Mas, para isso, ele primeiramente precisa demonstrar total fidelidade ao Senhor.
Þ TERCEIRO ASSUNTO: Seis Ações Docentes Indispensáveis para o Sucesso do Processo de Ensino- Aprendizagem
1. O professor deve fazer o aluno pensar.
No exercício da sua prática de ensino, o professor deve criar situações em que o aluno seja levado a pensar, refletir, analisar, conjecturar, descobrir, etc. É tarefa dele é estimular seus alunos à autotransformação por meio da apropriação do conhecimento da Palavra de Deus que é viva e eficaz (Hb 4.12). Todo professor que deseja ensinar com excelência procurará fazer perguntas inteligentes dentro do assunto da aula para levar seus alunos a exercitarem o hábito de pensar e, assim, compreender o assunto da aula.
2. O professor deve fazer o aluno compreender.
É tarefa do professor levar seus alunos do conceito simples ao complexo por meio de explicações, ilustrações, comparações, histórias, exemplos, desenhos, figuras, cartazes, etc.
3. O professor deve fazer o aluno relacionar.
Cada conceito, informação, explicação, conexão de informações são como peças do quebra-cabeça que facilitam a compreensão do conteúdo pelos alunos. A efetivação da aprendizagem se assemelha à completa montagem de um quebra-cabeça. No início, as peças (informações) estão soltas e confusas na mente dos alunos, cabendo ao professor a tarefa de ajudá-los na organização. Para isso, terá que estimulá-los a usar a mente para identificar as peças que estão interligadas para encaixá-las corretamente e completar a montagem. Ou seja, quando o aluno é estimulado a pensar, consegue compreender e, por conseguinte, relacionar um assunto com outro, ampliando assim seus conhecimentos.
4. O professor deve fazer o aluno participar.
Ao criar um ambiente participativo e interativo em sala, o professor permite que seus alunos desenvolvam seus potenciais e sejam sujeitos ativos da própria aprendizagem. Por outro lado, a inércia leva-os a perder o interesse e o prazer de aprender. Estimular a participação dos alunos nas aulas não é uma tarefa simples e fácil de fazer. Será necessário muita habilidade e planejamento do tempo para que os objetivos da aula sejam atingidos pelo professor no período de aula.
5. O professor deve fazer o aluno fixar.
A fixação da aprendizagem é a retenção na memória...
Em relação à fixação do conhecimento, nenhum professor deve ignorar a importância dos recursos de ensino para a assimilação dos conteúdos ensinados, pois são eles que exploram os sentidos que facilitam essa fixação.
6. O professor deve fazer o aluno produzir.
Portanto, não há como promover um ensino de excelência deixando o aluno à margem do processo de ensino-aprendizagem. Se ele não for capaz de produzir o que aprendeu, é sinal de que houve falha no ensino.
Comentários Gerais:
O livro é excelente para uso de escolas que formam professores de Escola Dominical. É amplo suficiente para um semestre de estudo. Todos que o lerem terão um mapa das áreas que devem investir para a excelência, bem como a segurança de propósito dada pelos exemplos de Jesus que foram citados no livro. Alguns bons exemplos e dicas práticas são compartilhadas.
Comments